quarta-feira, 29 de julho de 2015

Resenha da Oenach na Tailtiu 2015: O Encontro de Clãs


Hail, amigos!

Mais uma vez a cena medieval teve um final de semana agitado, com pelo menos três eventos acontecendo em locais completamente diferentes. O primeiro sobre o qual vou falar é a 5ª edição da Oenach na Tailtiu, que aconteceu neste último final de semana de Julho, dias 25 e 26, na cidade de Magé/RJ.



Em junho eu postei aqui no blog um artigo no qual falei sobre a festa e suas motivações, incluindo a lenda que inspirou o nome da festa, da Senhora Tailtiu e seu filho Lugh – veja aqui.


A proposta da Oenach, como o subtítulo da edição deste ano sugere, é ser, mais do que um evento, um grande encontro de clãs e amigos, com muita comida e música. Não é um evento grande: contou com menos de 200 pessoas em cada dia (o que já é um crescimento considerável em relação ao número de pessoas das edições anteriores), pelo contrário: é intimista e imersivo.

Mapa das áreas do evento
A chuva quase não deu trégua durante o final de semana, e obrigou que algumas atividades fossem adiadas ou mudadas de lugar. A banda Tailten, por exemplo, fez a primeira das apresentações programadas numa área coberta um pouco afastada da área principal do evento.


Banda Tailten na primeira apresentação, que graças à chuva acabou sendo numa área coberta
O ferreiro Vinícius Arruda teve que providenciar uma cobertura para sua mini forja, mas nem pensou em deixar de produzir seus itens.

Ferreiro Vinícius Arruda
E se mesmo com chuva e outros percalços as pessoas se divertiram e curtiram o evento, é graças ao primor e dedicação com que o evento é organizado, e pequenos detalhes fazem muita diferença. Para incentivar a imersão, por exemplo, o evento tinha sua moeda própria em circulação: o Airgid. Em edições anteriores da Oenach na Tailtiu, as moedas foram confeccionadas com biscuit, e já tinham seu charme, mas evoluíram pra moedas de metal tão bonitas que muita gente (eu, inclusive) trouxe de recordação em vez de gastá-las no evento. Havia dois valores para as moedas: 2 e 5 Airgid, e o câmbio, pra simplificar, era fácil: 1 Airgid por 1 Real.


Airgid, a moeda corrente no evento
Dentro das atrações artísticas, o grupo Sintonia Celta também esteve presente, com coreografias inspiradas na tradição irlandesa.

Grupo Sintonia Celta
Além disso, houve oficinas, arenas de luta, e uma atração que encantou os convidados, especialmente as moças: o espaço de falcoaria e demonstração de aves de rapina, com seus belos espécimes, que posaram para inúmeras fotos.



E uma novidade que os celtas prepararam para a edição deste ano foi a área kids do evento, com direito a carroça para os pequenos passearem.



O banquete contou com frutas frescas e secas, pães, carnes, queijos, molhos, conservas, bolos e vinho, liberados para todos os convidados. Havia também cervejas à venda, incluindo dois tipos artesanais, fabricados pelos próprios organizadores.

Uma das mesas do banquete
Barraca de bebidas
Banda Tailten em uma das apresentações ao longo do evento
Arena de arco e flecha

Brandub (jogo celta)
Acampamento viking sendo montado numa das clareiras
Kubb (jogo viking)
Para quem comprou ingresso para os dois dias, era possível acampar no local, bastava levar a própria barraca. Nesse ponto a chuva foi um fator bem chato, pois a maioria dos convidados acabou preferindo montar suas barracas nas áreas cobertas do evento, e não nas diversas clareiras disponíveis, o que seria muito mais interessante. Mas no domingo de manhã, quando todos acordaram, o evento já estava começando de novo, com a mesa sendo posta na área principal, mingau sendo preparado num panelão e a música recomeçando.

E um elemento que eu considero muito importante para a imersão na festa: todo mundo devidamente caracterizado como se estivesse em outra época/universo. Havia diversos tipos de celta (irlandeses, escotos, etc), vikings, guerreiros de diversas culturas, elfos, mas nada "pessoas comuns" de camiseta e calça jeans. Todo mundo entrou no clima.

Separei aqui algumas fotos bacanas dos convidados. Em breve a organização deve divulgar também o álbum de fotos oficiais.












Não conseguiu ir na Oenach nem em nenhum dos outros eventos que aconteceu nesse final de semana? Não se preocupe, ainda haverá outros eventos bem bacanas esse ano, como o Noites Bárbaras agora em Agosto, sobre o qual falarei em breve.

Como dizem os celtas, Go raibh míle maith agaibh a chairde! Slán agaibh! (Muito obrigado, amigos! Até logo!)

*Fotos obtidas em diversos álbuns no facebook.

Um comentário:

  1. Demais! Se tudo der certo, ir ano que vem! :D
    A roupa de todos está demais! ^^
    Até!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre este artigo