quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Resenha do VIII Aniversário Hednir: O último jantar medieval de julho

Fotos por Sérgio Scarpelli
Hail, vikings e medievalistas!

Como já comentei por aqui, o mês de julho é o mais movimentado no meio medieval, e nesse final de semana rolaram os dois eventos que encerraram o mês: o Aniversário do Hednir, em São Paulo, e o Medieval SC, em Florianópolis.


Estivemos no evento do Hednir e vamos contar como foi. Quanto ao evento de Floripa, talvez tenhamos uma resenha escrita por um amigo que esteve no evento e será nosso redator convidado – aguardem!


Mais um ótimo evento se passou, fechando o mês de julho. Houve cerca de 200 convidados, como mencionamos em nosso artigo publicado antes do evento, o que é um número reduzido se comparado a outras festas nesse gênero de "Jantar Medieval" (ou “comida, bebida e fogueira”), mas o número reduzido de convidados também é bom pra dar aquele ar intimista pra festa.

O local foi o Sítio da Glória, no início da Rodovia Anhanguera, o que facilitou para quem já é de São Paulo e foi de carro. Os convidados começaram a chegar às 16h e o evento de fato começou às 17h – cedo em comparação a outros do meio – e foi até um pouco depois da meia noite.


O jantar contou com pães, frutas e queijos, que foram servidos desde o início, além de carnes e caldos que foram sendo liberados ao longo da noite. Para beber, cerveja, vinho, sucos e água. As mesas da área de alimentação estavam todas decoradas em preto e vermelho, as cores do grupo.


Um pouco de fila se formou, principalmente na hora que as carnes começaram a ser servidas, e o vinho chegou apenas no meio da noite, mas no geral tudo foi servido com bastante fartura. As cervejas disponíveis eram Amstel e Stella Artois.


 A primeira atração musical, como anunciado, foi o duo Clanna Iúr, com suas canções instrumentais que exploram a música tradicional celta.


Para interação entre os convidados, houve algumas gincanas, e a que mais chama a atenção da galera é sempre o arremesso de tronco:






Obviamente houve apresentações de luta feitas pelo próprio Hednir. O grupo pratica o recriacionismo viking (sendo o primeiro do país nessa prática, como mencionamos em nosso artigo pré-evento), mas tem nos treinos de luta o foco de suas atividades:









E pra fechar a noite, como sempre, tivemos a ótima apresentação do Taberna Folk, que incluíu no repertório até Dragonborn, o tema principal do jogo Skyrim, para alegria dos gamers presentes.


E como sempre também, o Taberna colocou os convidados pra dançar, especialmente os mais ébrios!


No geral, foi uma festa dentro dos padrões que temos visto nos eventos medievais mais antigos do estado de São Paulo, que atualmente são justamente o do Hednir (este ano na sexta edição) e o Jantar Medieval do Taberna (que este ano teve sua oitava edição). A Ordo Draconis Belli (que fez a segunda edição de seu evento esse ano) seguiu mais ou menos essa mesma fórmula de "Jantar Medieval" e foi sucesso. Os três eventos acontecem em grandes espaços abertos com fogueira, fartura de comida e bebida (tudo incluído no valor do ingresso), feira medieval, apresentações de luta e bandas, sendo a principal diferença entre os três a quantidade de convidados.


Outras propostas têm começado surgir no meio, como o Mundo Medieval, que aconteceu num cenário de castelo, e o banquete do Schola Militum, em que o foco é a comida (fora outras propostas que temos visto em outros estados), mas esse modelo adotado pelo Hednir em seu evento parece ser o mais aceito e popular entre os medievalistas e provavelmente continuará sendo assim.

E você, esteve por lá? Nos conte o que achou do evento!

*Todas as imagens deste artigo são de Sérgio Scarpelli, fotógrafo oficial do evento.

Veja também aqui no Cena Medieval:


VIII Aniversário Hednir, nosso artigo com as expectativas para o evento


3 comentários:

  1. Com relação a esse jantar ficaram algumas coisas a desejar, como garfo por exemplo, na mesa só havia 1 tipo de queijo, 2 tipos de pães, maçã e um pouco de uva. A cozinha serviu 3 tipos de caldos (cebola, queijo ou ervilha) e carnes variadas. Os alimentos eram de qualidade e muito bem feitos, porém eu não sou vegana, mas pensando neste publico que é muito comum nestes eventos, acredito que tinham pouquíssimas opções de comidas para eles. O vinho chegou na metade da festa e o evento não apresentou muitas atrações em que o publico pudesse interagir, como jogos (arco e flecha, lutas, disputas) somente arremesso de tronco e 2 apresentações de música. O ambiente é bem legal, espaçoso e dá para se explorar de diversas formas, exceto o banheiro onde as portas não fecham e apresentam "vãos" relativamente grandes, pelo menos o suficiente para alguém te ver com a saia arriada! kkkkkk Espero que o evento venha a ocorrer mais vezes e que o grupo Hednir aprimore ele, pois eles tem tudo para conseguir produzir um evento inesquecível, basta criatividade e organização!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, me esqueci das lutas! Esta parte é inquestionável, é o melhor momento do evento. Parabéns para os três clãs que participaram do evento!

      Excluir
  2. Realmente este ano eles se superaram. Acredito que foi a melhor edição do evento dentre todas que já participei.
    A ideia de simplesmente utilizar as mãos foi uma boa sacada para os que querem se sentir como os Vikings de antigamente, haha.
    Acredito que a comida foi farta para todos nós (para os que comem carne e aos que não comem), aos que consomem carne, o porco estava delicioso e o frango suculento. Aos que não consomem carne, tinham varias opções como frutas (maças e uvas), 3 tipos de caldos (cebola, ervilha e queijo) que estavam uma delicia, além de queijo branco e dois tipos de pães...foi fartura para todo lado!!
    Gostei bastante das brincadeiras, quase ganhei o brinde do arremesso de machado. E o arremesso de tronco também foi legal de assistir. O mais legal foi quando a arena de lutas foi liberada, aí o pau comeu solto hahaha...Alguns arranhões mas nada sério.
    Curti bastante as bandas, dancei, pulei, comi e bebi bastante!!
    Em outras palavras, o evento foi SHOW!!! Ano que vem estaremos lá!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre este artigo