quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Conheça os Vikings do comercial da Mitsubishi!

Salve, medievalistas e curiosos!

Se você está lendo esse texto, provavelmente já assistiu o comercial no qual a picape casca-grossa L200 da Mitsubishi enfrenta diversos grupos de oponentes: cavaleiros medievais, cowboys, aborígenes maias, motoristas do universo de MadMax e, é claro, vikings!


O comercial foi uma produção de qualidade cinematográfica idealizado pela agência de publicidade Africa e realizado pela produtora Saigon. Uma breve história épica envolvendo belos cenários e dezenas de guerreiros, certamente chamando atenção desde sua primeira exibição.


A gravação contou com atores, modelos, dublês e figurantes, que assumiram aqueles papeis de guerreiros maias, cowboys ou motoristas do universo de MadMax apenas por um ou dois dias de gravação. E para fazer a parte dos vikings, uma boa parte dos figurantes contratados pela produtora foram pessoas que estudam e/ou fazem recriacionismo da cultura viking (ou medieval genericamente falando) regularmente.

Mas como assim?

Você pode não saber, mas existe um grande número de pessoas no Brasil que se interessa pela Idade Média, e essas pessoas se reúnem em eventos e grupos que vivenciam em diferentes medidas o medievalismo (este blog, inclusive, é dedicado a falar sobre isso).

No processo de pré-produção do comercial, foram chamadas para participar diversas pessoas do meio medieval brasileiro, selecionadas pelo fato de já possuírem as armas e armaduras vikings. Ou seja, uma boa parte dos equipamentos que você viu sendo usados pelos guerreiros no comercial são armas e armaduras de verdade, e não apenas itens cenográficos.

Muitos desses guerreiros figurantes fazem parte de diversos grupos de São Paulo, como Hednir, Ordo Draconis Belli, Filhos de Rígr, Escudo dos Vales, Schola Militum e Lobos de Guerra, que praticam atividades como recriacionismo histórico da Era Viking e/ou combate medieval. Outros não fazem parte de nenhum grupo específico, mas frequentam os eventos desse meio medievalista.

A gravação


Nós do Cena Medieval estivemos presentes na gravação (este que vos fala, inclusive, foi um dos figurantes vikings) e fizemos algumas fotos que servem quase como um making-of da parte dos vikings no comercial.

Vejam como rolou:

O evento aconteceu em Taubaté/SP, para onde a maior parte dos figurantes foi levada de ônibus
Eis uma cena que você não verá em qualquer lugar: vikings sendo maquiados, recebendo perucas e até um lanchinho antes de partirem para a batalha.



Historicamente falando, os vikings nunca usaram elmos com chifres. Mas no comercial, alguém tinha que usar, hehehe



Vikings famintos, mas civilizados

Após a preparação, maquiagem e um breve briefing, todos foram encaminhados para os locais onde começariam a ser rodadas as diferentes cenas do comercial. Tudo ainda de madrugada, para que as primeiras luzes do dia pudessem ser aproveitadas.






Armas cenográficas como as que vemos em filmes costumam ser bonitas na tela, mas são feitas de materiais  bem leves, para que os atores não se cansem, e em geral não tem resistência ou balanço para aguentarem uma luta de verdade.

No caso dos vikings do comercial, como dissemos acima, uma boa parte dos equipamentos utilizados pelos figurantes são armas e armaduras de verdade, feitas para prática de luta real (seja no recriacionismo histórico ou na prática de esportes como HMB ou HEMA - falarei mais disso em artigos futuros). Isso quer dizer que essas armas, elmos e armaduras são tão pesados, resistentes e balanceados quanto suas versões históricas originais. A única diferença é que as armas não são afiadas, por motivos óbvios.







Ops, parece que os vikings saquearam Gondor antes enfrentar a L200













E no final do comercial, todos os grupos de guerreiros se aliam, para fazer frente à poderosa picape. Os vikings, obviamente, ficam no centro desse exército.


Os guerreiros Maias, nossos colegas de cenário que sofreram um pouquinho mais com o vento forte do dia da gravação...






Enfim, este é um daqueles comerciais que provavelmente vai virar um case a ser analisado pelos estudantes e profissionais de publicidade nos próximos anos. Foi uma ideia original e inovadora para o mercado publicitário brasileiro. Tomara que seja o primeiro de vários comerciais épicos!

A campanha inteira inclui, além do comercial principal, vários videos mais curtos que destacam o perfil casca-grossa da L200.

Ainda não viu? Todos os videos da campanha estão disponíveis no youtube, vale a pena dar uma conferida!

Este é o link para o comercial principal, no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=x50l1cCMLhA

Se interessou por esse tal meio medieval? Participe! Aqui no Cena Medieval você encontra datas e informações gerais sobre eventos e grupos do meio.

14 comentários:

  1. Rafael!!! Vc se superou mais uma vez! Fotos fantasticas,texto perfeitamente claro! Muito legal ver tantos amigos e conhecidos expandino seus horizontes. E muito engraçado ver a galera colocando peruca, sem do maquiados e até usando chifre (o cara deve ter se rasgado, né? Kkkkk). Eu ja tinha assistido ao anúncio e adorei! Parabéns pela participação e excelente cobertura desse making of!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, o cara do chifre é um amigo de infância do Conan AHUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHAU!!!! A cara dele está impagável!!!!!

      Excluir
  2. Queria agradecer por vocês postarem essa linda foto minha de peruca, viu, ces são dez.
    Hahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, poxa Carlo, eu fiquei com inveja da sua peruca no dia :)

      Excluir
  3. Faltou a menção honrosa ao Vaguininho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, é verdade! O mundo merece saber como o Vaguininho nos fez perder o fôlego! hahaha

      Excluir
  4. PARABÉNS PELA PARTICIPAÇÃO DO COMERCIAL GALERA, FICOU MUITO SHOW! ADOREI A MATÉRIA!

    ResponderExcluir
  5. Gente, eu, Gian Alfredo E o Igor Martins do Lobos de Guerra estavamos lá tb! Se puder botar ae k

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!! ficou fodástico! E a matéria, sensacional!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre este artigo