sexta-feira, 31 de março de 2017

31 de Março – Dia do Abrace um Medievalista!

Sim, esse dia existe! Ao menos desde 2011, 31 de Março é o Dia Internacional para Abraçar Um Medievalista!


Medievalistas são pessoas que estudam a Idade Média – história, arte, arquitetura ou literatura medievais (ou todas essas coisas juntas). Alguns medievalistas não apenas estudam a vida e os tempos da Europa Medieval, mas também participam de práticas como o recriacionismo, usando roupas de época, reproduzindo histórias, lutas, manufaturas e tudo mais que puderem de seus períodos de estudo. E por extensão, eu diria que também são medievalistas todos aqueles que curtem a Idade Média de qualquer forma, seja lendo um livro ou assistindo um filme/série de temática medieval.


A ideia de ter um Dia Internacional para Abraçar Um Medievalista veio de Sarah Laseke, na época uma mestranda de Literatura Medieval na Universidade de Oxford (e atualmente fazendo seu PhD em Estudos de Manuscritos na Universidade de Leiden). O site Medievalists.net fez uma curta entrevista com ela em 2013, e nós traduzimos hoje para vocês – confiram:


Medievalists.net: De onde veio a ideia do Dia Internacional para Abraçar um Medievalista?

Sarah: Meu parceiro, que é bibliotecário, entrou no Dia de Abraçar um Bibliotecário no Facebook em 2011. Isso me fez pensar que os medievalistas também merecem um dia oficial de celebração, então eu criei o evento no Facebook.

Medievalists.net: Por que os medievalistas merecem um dia para serem abraçados (não que nós estejamos reclamando)?

Sarah: Eu queria criar um dia que colocasse os medievalistas no centro das atenções. Medievalistas vêm de várias disciplinas e a nossa pesquisa é variada e emocionante. Além disso, eu vejo o Dia de Abraçar um Medievalista como uma oportunidade para introduzir o público mais amplo aos Estudos Medievais.

Medievalists.net: A ideia de um Dia Internacional de Abraçar um Medievalista se tornou realmente popular – por que você acha que isso aconteceu?

Os últimos três anos têm visto um aumento no interesse e popularização da Idade Média, desencadeados por séries de TV como Game of Thrones. Quanto aos medievalistas, nós trabalhamos duro e merecemos esse dia especial de apreciação e celebração.


Você pode conferir o texto original da entrevista em:


Nós achamos que a Sarah não poderia estar mais certa, inclusive no que diz respeito ao crescimento de interesse pelo público e popularização da Idade Média como tema – afinal, esse foi um dos motivos para o surgimento do Cena Medieval.

Então se você não abraçou um medievalista hoje, corre que ainda dá tempo!


Um abraço do Skald pra todos vocês! 😊


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre este artigo