quinta-feira, 21 de julho de 2016

II Torneio Medieval Anno Domini

Salve, medievalistas e amantes do combate medieval!

Nos dias 13 e 14 de Agosto acontecerá na cidade de Nova Lima, MG, a segunda edição do Torneio Medieval Anno Domini.


E nesta segunda edição, uma grande novidade: agora a competição é oficialmente reconhecida pela Associação Internacional de HMB, ou seja, ou Brasil está entrando oficialmente para o circuito internacional da modalidade.


A primeira edição do Anno Domini aconteceu em julho de 2015 e foi a primeira competição em nível nacional de duas modalidades esportivas relacionadas ao medievalismo: o HMB e a HEMA. Não sabe nada sobre nenhuma delas? Dê uma olhada no meu artigo sobre o Anno Domini do ano passado, no qual explico um pouco sobre cada uma.

Luta final na edição de 2015 do Torneio Medieval Anno Domini, realizado na cidade de Lavras Novas, MG
Embora já sejam comuns na Europa e em alguns países fora dela, as duas práticas ainda estão engatinhando no Brasil. Como a Idade Média não faz parte da história brasileira, os medievalistas ainda são um grupo bem diminuto no país, e os poucos entusiastas encontram algumas dificuldades para praticar qualquer um desses esportes, a começar pela pouca disponibilidade e preço alto dos equipamentos necessários.

Duelo durante o Battle of the Nations, a mais conhecida competição de HMB do mundo
Dessa forma, o Torneio Medieval Anno Domini veio para trazer mais seriedade a essas práticas no Brasil e apresenta-las a um número maior de pessoas, e nesses dois quesitos a organização teve bastante sucesso. No último ano, cresceu consideravelmente o número de praticantes de HMB e HEMA no país, e o número de ferreiros e produtores nacionais de equipamento também vem crescendo. O investimento que uma pessoa precisa fazer para praticar HMB ou HEMA ainda não é baixo, mas já é bem menor do que cinco anos atrás. Hoje é possível adquirir armas e armaduras feitas por ferreiros nacionais, sem precisar necessariamente recorrer à importação.

Além do HMB e da HEMA, a primeira edição do Torneiro Medieval Anno Domini contou também com uma competição de arquearia. Veja aqui nosso artigo publicado após o evento, listando os resultados e classificações de todas as competições.

Competição de arquearia na edição de 2015 do Torneio
Nesta segunda edição, com a inclusão do evento no circuito da HMBIA (Historical Medieval Battle International Associtation), a organização decidiu dar destaque total ao HMB. Ainda haverá uma competição de arquearia, mas não haverá competição de HEMA, apenas apresentações.


O que muda com a oficialização do Torneio de HMB


O HMB (Historial Medieval Battle, ou Combate Histórico Medieval) é um esporte de contato no qual são usadas armas e armaduras da Idade Média, especialmente adaptadas para a competição (sem corte, obviamente). E assim como qualquer outro esporte, o HMB possui suas regras, clubes e competições.


Internacionalmente, o HMB como esporte é regulado pela HMBIA – Historical Medieval Battle International Association, ou Associação Internacional de Combate Histórico Medieval. Atualmente existem diversas competições de HMB pelo mundo, mas a mais conhecida é o Battle of the Nations (BOTN), que acontece anualmente na Europa.

A primeira edição do Torneio Medieval Anno Domini, como dissemos acima, teve um caráter mais experimental, com um bom êxito na divulgação e agregação de valor à modalidade. Já a segunda edição está alcançando um novo patamar, pois passou a integrar a lista de eventos internacionais da HMBIA (http://botn.info/en-events), ou seja, passou a ser uma competição oficial de HMB.

O principal requisito para isso é a presença de um árbitro com experiência comprovada nas competições oficiais da HMBIA, que no caso será Nicolas Ariel Garcia, de Buenos Aires. O hermano virá especialmente como representante da HMB Argentino, para arbitrar a competição brasileira.


Com essa oficialização, qualquer atleta de HMB do mundo que vier a participar do Torneio Medieval Anno Domini terá suas vitórias e pontos computados no ranking internacional (http://rating.hmbia.com/). É possível que uma participação dessas aconteça já esse ano, vamos esperar pra ver.

Atualmente, há pelo menos sete grupos que praticam HMB no Brasil, e que possivelmente enviarão representantes para competir no Anno Domini: Lâminas das Gerais (Belo Horizonte, MG), Liga Medieval Guarda das Carrancas (Rio de Janeiro, RJ), Sacra (Brasília, DF), SCAM (Florianópolis, SC), Lobos de Guerra (São Paulo, SP), Schola Militum (São Paulo, SP) e Amigos da Montanha (Campinas, SP).

Para se inscrever, é necessário possuir armadura completa e armas próprias para HMB, com referência histórica que valide o conjunto. O capitão de cada grupo deve enviar e-mail à organização do torneio até dia 08/08/16 solicitando os arquivos necessários para inscrição, no seguinte endereço:


Dentro do HMB, haverá três modalidades: Polearm (duelo de armas de haste usadas com as duas mãos), Triathlon (duelo com três hounds, em que os combatentes usam uma arma diferente por vez) e Buhurt 5x5 (batalha de grupo contra grupo). Os horários de cada competição podem ser vistos no cronograma abaixo:


Outras informações


Além do torneio propriamente dito, o Anno Domini será um evento medieval, com feira de artesanato, expositores e apresentações de dança (Companhia Triskelion e Tribo de Dannan) e esgrima histórica. A organização espera aproximadamente 400 convidados.

Acontecerá no espaço da Cervejaria Taberna do Vale.

Endereço:
Av. Canadá, 968, Bairro Jd. Canadá, Nova Lima, MG

Flavio Lopes e Luciana Pena, organizadores do Torneio Medieval Anno Domini, em frente à Cervejaria Taberna do Vale
Organizadores do Torneio juntamente com Felipe Viegas, dono da Cervejaria
No sábado à noite, haverá ainda apresentação da banda The Mcminers, de Belo Horizonte, que faz um som de Celtic Punk.

Pra quem pretende comparecer aos dois dias de evento, a organização indica duas opções de hospedagem:


As inscrições para a competição de arquearia poderão ser feitas no próprio evento, e as regras são bem simples:


Assim como no ano passado, a organização não exige que os convidados usem trajes medievais, mas haverá uma premiação para os melhores trajes masculino e feminino, então capriche no figurino.


Os ingressos já estão no segundo lote, custando R$ 75,00 por cada dia de evento.

Pela Sympla é possível comprar ingresso para os dois dias com desconto (R$ 145,00 no total):

https://www.sympla.com.br/torneio-medieval-anno-domini-2016__78403

Link para a página do Torneio no facebook:

https://www.facebook.com/torneiomedieval

Enfim, como eu já disse aqui no blog, o crescimento do Anno Domini e a sua inclusão no circuito internacional de HMB representam importantes passos para o medievalismo no país. Se você se interessa por combates medievais, procure ir ao evento para presenciar esse acontecimento.

Nos vemos por lá!


Veja também aqui no Cena Medieval:


Torneio Medieval Anno Domini, artigo que publicamos em 2015 explicando as modalidades e como aconteceria a primeira edição


Resultados do Torneio Medieval Anno Domini, um artigo relatando os vencedores e a classificação de cada modalidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre este artigo