quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Veja como foi gravado o comercial medieval da Bonduelle!

Salve, medievalistas!

Já conferiram o novo comercial da Bonduelle, que está aparecendo naquele espaço publicitário antes dos vídeos no youtube?


Cá entre nós, esses vídeos de propaganda em geral a parte chata de usar o youtube, mas este é um que eu não me importaria de ver algumas vezes, pela temática e pela boa sacada da marca.

A Bonduelle é uma marca de legumes processados. O comercial está muito bacana, e aproveita a moda atual do medievalismo, como a Mitsubishi fez há pouco tempo em sua campanha da L200 (se você não lembra, veja aqui!). Dessa vez, a ideia da campanha veio da agência de publicidade Oz Estratégia + Design e a realização ficou por conta da produtora Dogs Can Fly.

A produção faz uma clara referência à diversas séries de temática medieval que temos atualmente, mas especialmente a Game of Thrones, a série de televisão de maior sucesso nos últimos anos, não apenas entre os medievalistas, mas com o público em geral.

Na curta historinha do comercial, um personagem da série na TV está numa taverna bebendo e interrompe sua cena para interagir com uma moça que está em casa comendo uma tapioca com milho enquanto assiste o episódio.

Do ponto de vista histórico, apenas uma ressalva precisa ser feita: não existia milho na Europa Medieval. O milho é uma planta mesoamericana domesticada pelos astecas e trazida para a Europa entre os séculos XV e XVI. A palavra corn (milho em inglês) aparece muitas vezes em Game of Thrones, mas trata-se de um universo fictício, e existe uma discussão entre os fãs sobre se a palavra está de fato se referindo ao milho que conhecemos ou a grãos de maneira genérica.

Enfim, este que vos fala esteve lá entre os figurantes que bebiam na taverna, e aproveitou para fazer algumas fotos que mostram como foi a produção (veja abaixo). Entre os demais figurantes houve três membros do grupo de combates medievais Ordo Draconis Belli (sobre o qual já falei aqui no blog) e um membro do grupo de recriacionismo escandinavo Escudo dos Vales (sobre o qual ainda pretendo falar), além de outras pessoas do meio medievalista de São Paulo.




















A gravação aconteceu no Velhão, um pequeno complexo de bares, restaurantes e lojas, localizado em Mairiporã (na subida da Serra da Cantareira):


Ainda não viu? Então dá uma conferida, tem apenas 30 segundos:


 E tem também a “versão do diretor”, com alguns segundos a mais, disponibilizada no próprio site da produtora:


Como eu já disse anteriormente, espero que essa moda continue e ainda vejamos várias campanhas publicitárias explorando a temática do medievalismo!

E você, o que achou desse comercial da Bonduelle? Comente!

Veja também aqui no Cena Medieval:



Ordo Draconis Belli

2 comentários:

  1. Foi divertido participar desse comercial com vc e os meninos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo, Dhy! Vamos esperar que a moda pegue e que a gente faça outros em breve, heheheh

      Excluir

Deixe o seu comentário sobre este artigo