sábado, 10 de junho de 2017

Old Norse: duas semanas para o evento que promete a maior imersão do ano

Hail, vikings e medievalistas!

Daqui a menos de um mês acontecerá aquele que promete ser o evento mais imersivo do meio medieval este ano.


Trata-se do Old Norse, uma experiência de imersão na cultura viking dentro de um acampamento de recriacionismo histórico, que acontecerá na cidade de Guapimirim/RJ, no último final de semana de junho.

Não sabe o que é o recriacionismo histórico? A expressão em português é uma tradução livre para o que em inglês se chama de Historical Reenactment – a prática de recriar, para fins recreativos ou educacionais, certos aspectos de um dado evento histórico ou período.

Old Norse 2016
Um dos tipos de recriacionismo mais populares no mundo atualmente é o da cultura viking/escandinava, com vários grupos ao redor do mundo (especialmente na Europa) que se dedicam a recriar roupas, lutas, culinária e outros aspectos desse recorte histórico. O Brasil conta com alguns grupos que fazem um trabalho sério e bacana de estudo e recriação viking, e a proposta do OldNorse é ser um ponto de encontro para todos esses grupos. Uma grande troca de experiências num ambiente imersivo nessa cultura apreciada e estudada por todos os presentes.

Old Norse 2016
Obviamente a ideia de juntar um monte de recriacionistas num grande acampamento não é nossa – existem diversos eventos como esse acontecendo periodicamente pelo mundo. O mais famoso provavelmente é o Wolin, um grande acampamento viking e eslavo que acontece anualmente desde 1993 numa ilha de mesmo nome na Polônia, em geral no primeiro final de semana de agosto, atraindo milhares de recriacionistas de diversos países e outros tantos turistas e curiosos.

Wolin 2011

Wolin 2015
Ou seja, os recriacionistas brasileiros não estão sozinhos, e o Old Norse é uma experiência pioneira que pode crescer bastante, se a arte do recriacionismo viking continuar a evoluir por aqui. A edição deste ano será a terceira, e acontecerá entre as 11h da manhã do sábado 24 de junho e as 11h do domingo dia 25.

Old Norse 2016
Dentre os grupos de recriacionismo viking do Brasil, são presença confirmada: Haglaz (RJ), Antigas Serpentes (RJ), Machados do Pântano (RJ), Hvit Bull (PR), Escudo dos Vales (SP) e este Skald que vos fala tentará representar seu grupo Filhos de Rigr (SP), que infelizmente não poderá estar em peso no evento, mas apoia muito a iniciativa.





Durante o dia, haverá diversas atividades promovidas pela organização do evento, incluindo jogos vikings típicos (arremesso de tora, glima, jogo do baú, arco e flecha, entre outros), competições e encenações. A comida oferecida pelo evento (e incluída no valor do ingresso) será composta de pães, frutas, frios, carnes e sopas. A organização espera cerca de 200 pessoas no evento.

Old Norse 2016
No começo da noite as atividades dirigidas pela organização se encerrarão e o evento correrá de forma livre até a manhã do dia seguinte, quando será oferecido um café da manhã de encerramento. É possível (e aconselhável, pra quem quiser aproveitar a imersão máxima) acampar no local, mas é necessário avisar a organização e levar a própria barraca. Durante a noite, certamente haverá diversas fogueiras nas clareiras, com carne assando, música e histórias sendo contadas.

Old Norse 2016

Old Norse 2016

Old Norse 2016
E o mais interessante: uma saga que está sendo escrita. Para aumentar a imersão, os organizadores estão contando uma história através do evento, e cada edição representa um capítulo. A primeira edição (2015) foi O Casamento, a segunda (2016) teve como título Portões de Valhalla, e a terceira, que estamos prestes a presenciar, será o Yule.

Yule é a antiga palavra nórdica para as festividades do solstício de inverno na Escandinávia. Na mitologia nórdica, o menor dia do ano é o momento em que o Sol renasce para um novo ciclo, ganhando forças dia após dia e trazendo vida e prosperidade novamente ao mundo. Essa temática certamente permeará o Old Norse deste ano.

Nós do Cena Medieval muito infelizmente não pudemos estar nas duas primeiras edições do OldNorse, mas esse ano não perdemos por nada. Vamos acompanhar o terceiro capítulo dessa história e relataremos por aqui como foi, mas desde já sentimos que vai ser uma experiência muito interessante para amantes da Idade Média e especialmente da cultura viking/escandinava.


Página do evento no facebook:


Nos vemos por lá!


Veja também aqui no Cena Medieval:




Oenach na Tailtiu: conheça um outro evento bem imersivo que também rola no Rio

Oenach na Tailtiu: Resenha da edição de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre este artigo