segunda-feira, 18 de julho de 2016

Julho/2016 - Hidromel Bee Gold

Salve, medievalistas apreciadores de hidromel!


Hoje estamos inaugurando uma nova seção aqui no blog. O objetivo é experimentar um hidromel por mês e dizer o que achamos, de preferência acompanhado de um prato de culinária medieval. E o primeiro hidromel da seção é o Bee Gold, de Sorocaba!

Não sabe o que é hidromel? Leia antes o nosso artigo sobre esta maravilhosa bebida!

O Bee Gold é produzido artesanalmente em Sorocaba desde 2013. Atualmente ele é fabricado e comercializado em três versões: Royal Knight (Seco), Golden King (Demi Sec.) e Candy Princess (Suave).

Antes mesmo de experimentarmos a bebida, um detalhe já merece comentário: os rótulos são muito bonitos, daquele tipo que faz você querer guardar a garrafa depois que terminou de beber.


A experiência:


Para acompanhar o Bee Gold, preparamos Apple Bacon. Trata-se de uma receita tradicional dinamarquesa e, portanto, considerada uma receita viking, que tem como base bacon defumado, maçã e cebola. É uma receita pesada e de sabor forte, perfeita para comer com hidromel.


Começamos a prova com Royal Knight, o tipo seco.


Dos hidroméis secos que já experimentamos, esse provavelmente é o mais refinado, pois apesar da alta graduação alcoólica (12%), é leve no paladar. O aroma e o gosto do mel são muito sutis (sem presença de doçura) e a coloração é bem translúcida.

Na sequência, experimentamos o Golden King, a variedade demi sec (intermediária).


Por ser produzido com mais mel, o Golden King é um pouco mais doce e apresenta uma coloração mais amarelada.

Variedades Golden King e Royal Knight
A harmonização com o apple bacon, que é um prato com forte presença do salgado e do doce, ficou um pouco melhor com o Golden King.

Por fim, o Candy Princess (tipo suave), ficou como sobremesa.


O mais dourado e doce de todos, com um aroma e gosto de mel bem evidente, além de uma textura aveludada. Poderia ficar um pouco enjoativo se fosse a única bebida da refeição, mas como sobremesa ficou perfeito.

Variedade Candy Princess: a de coloração mais dourada
De forma geral, o hidromel Bee Gold é refinado como um vinho, e não licoroso como outros hidroméis que já experimentamos, o que provavelmente se deve ao seu processo de filtragem. Das três variedades, a que gostamos mais foi o Golden King (demi sec.), por apresentar o melhor equilíbrio entre a doçura do mel e a acidez do álcool.

Dados técnicos


O Bee Gold é produzido exclusivamente com mel de laranjeira e é fermentado num período que varia entre 10 e 30 dias, dependendo da variedade. Os ingredientes são apenas água, mel e levedura, sendo portanto um hidromel puro (sem adição de frutas ou especiarias). A levedura utilizada é de um tipo próprio para vinho, o que confere um aroma cítrico e frutado.

 A bebida passa ainda por um processo de pasteurização e filtragem em terra diatomácea, deixando o produto final livre de qualquer resquício de levedura ou turbidez.

A graduação alcoólica das três variedades é a mesma – 12%.

(informações do produtor)

Valor da garrafa (750ml): R$ 35,00

A marca Bee Gold também produz o hidromel Milord, desenvolvido exclusivamente para a Milord Taverna, seguindo a linha de fabricação e fermentação do tipo suave e pensado especialmente para drinks e acompanhamentos de carnes pesadas (não conhece a Milord Taverna? Veja aqui como foi nossa experiência por lá!)

Site oficial da Bee Gold:


A Bee Gold produz também algumas variedades de melomel (hidromel com adição de frutas), mas isso fica para outro artigo.

E você, já experimentou o Bee Gold? Nos conte o que achou!


Veja também aqui no Cena Medieval:


O Hidromel, um artigo no qual contamos um pouco da história e curiosidades sobre esta maravilhosa bebida

Milord Taverna, um artigo no qual contamos como é a imersão medieval proporcionada por esta taverna localizada em Campinas, SP

3 comentários:

  1. O artigo é muito bom, realmente este hidromel merece um destaque, consumo desde 2014 e sempre compramos o kit, mas bebemos somente o seco e demi sec e sempre presenteamos algum amigo com o suave. Hidromel é uma bebida para ser degustada e não virar no gargalo de uma só vez como muitos vikings da nova geração fazem. Rs.

    ResponderExcluir
  2. O artigo é muito bom, realmente este hidromel merece um destaque, consumo desde 2014 e sempre compramos o kit, mas bebemos somente o seco e demi sec e sempre presenteamos algum amigo com o suave. Hidromel é uma bebida para ser degustada e não virar no gargalo de uma só vez como muitos vikings da nova geração fazem. Rs.

    ResponderExcluir
  3. Esse hidromel é maravilhoso. a primeira vez que experimentei foi no Taverna Milord em Campinas, depois fiz a compra de um kit pelo site.
    Fico muito feliz em saber que esse negócio de hidromel está ganhando espaço no Brasil. Hail!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre este artigo