terça-feira, 11 de outubro de 2016

Folk Fair Especial: A banda Faun pela primeira vez no Brasil!

Hail, folkers e medievalistas!

Falta menos de um mês para a edição especial da Folk Fair, que terá como principal atração as primeiras apresentações no Brasil da banda alemã Faun!


Os shows acontecerão em 05 e 06 de outubro (sábado e domingo), respectivamente na Clash Club (São Paulo/SP) e no Centro de Eventos Pedro Bortolosso (Osasco/SP).

Quem curte música folk europeia sabe que há dez anos (ou até há menos tempo) a vinda de uma banda como a Faun para o Brasil seria algo impensável, por falta de público e também de produtores que se dispusessem a trazer uma banda desse estilo para cá.

Contudo, com a popularização do Folk Metal (mistura de música folk com heavy metal, cujo maior expoente brasileiro é o Tuatha de Danann) e com o crescimento do meio medieval, acabou se formando um público para a música folk em si, estimulando o surgimento de bandas de música folk europeia no Brasil (como o Taberna Folk), e abrindo caminho para bandas como a Faun (que por sinal é declaradamente uma das influências do Taberna).

Apresentação do Bando Celta, durante a Folk Fair VI (2016)
A Folk Fair é um evento que vem acontecendo cerca de duas vezes por ano desde 2014 (em junho deste ano tivemos a Folk Fair VI), e agora em novembro terá uma edição especial, dividida em dois dias, tendo como principal atração em ambos a Faun.

A banda Faun


Para quem não conhece, é uma das bandas mais importantes do cenário folk na Europa. Foi formada em 2002 e formou sua sonoridade a partir da utilização de instrumentos antigos como harpa celta, nyckelharpa (um instrumento tradicional sueco), hurdy-gurdy (viela de roda), gaita de fole, entre outros, combinados com belas performances vocais.

Faun em turnê (2016)
Suas letras, que são escritas em vários idiomas, são inspiradas em textos clássicos renascentistas e modernos.

Faun em apresentação acústica (2015)
O nome da banda, por sua vez, vem da criatura presente na mitologia greco-romana que frequentemente descrita como um espírito da floresta, o que tem o objetivo de demonstrar a ligação da banda com a natureza.

Faun em turnê (2015)
Ou seja, há um caldeirão de influências culturais que compõem o estilo da banda, tornando difícil a classificação, de forma que foi cunhada a expressão Pagan Folk para defini-los. Farei em breve um artigo apenas sobre a Faun, para a seção de bandas aqui do Cena Medieval, no qual tentarei explorar essa expressão. Aguardem!

Primeiro dia (sábado 5 de Novembro) – Clash Club, São Paulo


O primeiro dia será mais parecido com um festival de bandas folk, até porque acontecerá na Clash Club, um local já conhecido dos frequentadores de eventos do meio, por ter sido a sede de algumas edições do Odin’s Krieger.

As bandas serão:


Taverna – um grupo musical de Belo Horizonte (MG) formado em 2013 com a proposta de interpretar e investigar a sonoridade celta e medieval, recriando versões num clima de cantigas de taberna.


Taberna Folk – a figura musical mais conhecida no meio medieval brasileiro. Pra quem ainda não conhece, o Taberna Folk (formado em Cosmópolis/SP em 2008) é um grupo de música folk europeia, abrangendo desde canções medievais até períodos históricos mais recentes, advindas principalmente das tradições germânicas, celtas e nórdicas, bem como canções contemporâneas adaptadas para uma roupagem folk (veja nosso artigo completosobre o Taberna!).


E para fechar a noite, a Faun!

Haverá também estandes de vendas e apresentações de dança e luta, com os grupos Draumur e Ordo Draconis Belli, respectivamente.

Draumur durante apresentação no I Banquete dos Reinos (2016)

Ordo Draconis Belli durante apresentação na Folk Fair VI (2016)
Local:
Clash Club
Rua Barra Funda, 969 (cerca de 10 minutos de caminhada do metrô Palmeiras - Barra Funda)
Barra Funda, São Paulo, SP
Horário: das 15h às 22h

Segundo dia (domingo 6 de Novembro) – Centro de Eventos Pedro Bortolosso, Osasco


Já o segundo dia será mais uma mistura de evento medieval/nerd com shows de música folk, pois contará com arenas de arco e flecha, batalha campal, falcoaria, jogos de tabuleiro, etc., e acontecerá no amplo espaço do Centro de Eventos Pedro Bortolosso, o mesmo onde todas as edições anteriores da Folk Fair foram realizadas.

Haverá também nesse dia apresentações de dança e luta com o Draumur e a Ordo Draconis Belli.

Quanto aos shows musicais, além da apresentação da Faun, haverá apresentação do Taberna Folk (novamente) e da banda Terra Celta:


Terra Celta – um grupo formado em Londrina (PR) em 2005, que compõe canções com inspiração na sonoridade celta irlandesa e letras em português, frequentemente humorísticas. Com efeito, as apresentações da banda chamam atenção pela animação e visual exótico.

Local:
Centro de Eventos Pedro Bortolosso
Avenida Visconde de Nova Granada, 513
Jardim Alvorada, Osasco, SP
Horário: das 15h às 22h

Ingressos


Os ingressos para os dois dias estão disponíveis pela Ticket Brasil com taxa de conveniência, ou sem a famigerada taxa no seguinte ponto de venda:

Loja PROFECIAS - Galeria do rock
Galeria do rock, 62
Loja 214, 1°piso - São Paulo

Os valores individuais são de R$ 220,00 para o dia 5 (São Paulo) e R$ 210,00 para o dia 6 (Osasco). Contudo, quem comprar o ingresso para o primeiro dia no ponto de venda físico ganha um ingresso pessoal e intransferível para o segundo dia:


Mais informações no site da Folk Produções e no evento no facebook:



Ansiosos? Nos vemos por lá!

Veja também aqui no Cena Medieval:


Taberna Folk, nosso artigo contando um pouco da trajetória da maior banda de música folk europeia no Brasil

Draumur, nosso artigo sobre o grupo e sua proposta de estudar e interpretar danças medievais e renascentistas

Ordo Draconis Belli, nosso artigo sobre essa ordem de guerreiros e suas práticas de combate medieval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre este artigo