quinta-feira, 11 de maio de 2017

III Aniversário Schola Militum: Feira e Banquete Medieval!

Salve, medievalistas!

Hoje vos trago notícias de um evento que, embora ainda pouco conhecido, é bastante aguardado por nós do Cena Medieval: o aniversário do grupo Schola Militum. E a nossa ansiedade se deve principalmente ao fantástico banquete medieval organizado pelo grupo.


O evento este ano acontecerá em setembro. Neste post, você pode conferir mais detalhes e inclusive saber quais serão os pratos do banquete – confira!

Pra quem ainda não conhece, o Schola Militum é um grupo de HEMA (Historical European Martial Arts) e HMB (Historical Medieval Battles) de São Paulo – SP. Em comemoração ao seu terceiro aniversário, o grupo realizará, em 17 de setembro, mais uma vez uma feira e um banquete medieval.

Quanto à feira, será a terceira edição, mas o banquete já está na quarta, pois o grupo realizou um primeiro quando de seu surgimento, e outros dois na comemoração de seus aniversários.


No ano passado foi realizada também, dentro da feira, a primeira edição de um torneio de soft combat, que segundo os organizadores se repetirá esse ano, mas ainda não foi oficialmente anunciado pois estão redefinindo algumas regras.

A Feira acontece das 10h às 20h e a entrada é gratuita. Até o ano passado, aconteceu num espaço de eventos fechado dentro da capital, mas este ano, pela primeira vez, acontecerá em Santo André e num espaço aberto. O endereço exato é o seguinte:

Clube Zodíaco
R. Capricórnio, 125
Vila Guiomar, Santo André – SP

As vestes medievais não são obrigatórias! Se você não tem uma indumentária elaborada ou simplesmente não quer se caracterizar, pode ir tranquilo ao evento do mesmo jeito. Contudo, é sempre mais legal se você se permitir entrar no clima!

O Banquete!


A parte mais esperada da comemoração. Assim que a feira termina, no final da tarde, o ambiente para o banquete é montado: uma grande mesa em formato de ferradura, ao longo da qual se posicionam os privilegiados convidados. É trazido um prato de cada vez e servido a todos, numa ordem bem pensada e em quantidades abundantes pra glutão nenhum botar defeito.

3ª Edição do Banquete Medieval (2016)

3ª Edição do Banquete Medieval (2016)

3ª Edição do Banquete Medieval (2016)

3ª Edição do Banquete Medieval (2016)

No ano passado, a experiência foi tão boa que nós elegemos o banquete do Schola como um dos Melhores Eventos Medievais de 2016, ficando com o título de Melhor Comida.


Com efeito, proporcionar uma refeição historicamente medieval pode acabar sendo complicado para os organizadores pois, pra começar, muitos dos elementos mais comuns em nossa mesa hoje em dia não existiam na Europa medieval (como a batata, o milho e o tomate, por exemplo). Outra dificuldade são as receitas e métodos de preparo dos pratos medievais, que demandam uma boa dose de pesquisa e conhecimento histórico.

O pessoal do Schola, contudo, não mede esforços para proporcionar aos convidados uma refeição e uma experiência tão fiéis quanto possível a um modelo histórico. Veja aqui o post completo sobre Os Melhores Eventos do Meio Medieval Brasileiro em 2016.

E o Schola já nos adiantou que o banquete deste ano, assim como no ano passado, terá quatro courses (pratos), que serão os seguintes:

Entrada:
Tredure (um caldo grosso de ovos e pão ralado)
Pão e manteiga

1º Prato:
Cormanrye (carne de porco marinada e assada até sua parte externa caramelizar) acompanha, arroz assado

2º Prato:
Torta húngara (recheio de carne de porco, frango e diversas especiarias)

3º Prato:
Metz (cortes grelhados de carne) e Rique-Manger (“omelete” de ovos e maçãs)

Sobremesa:
Rede Rose (“pudim” feito de leite de amêndoas e rosas)

Não sei vocês, mas eu fico com água na boca só de ler a descrição dos pratos!

E além dos pratos preparados com grande preocupação no rigor histórico, também é servida no banquete uma cerveja especial, produzida pela Cervejaria Maria Maria e preparada com muito pouco lúpulo, e amargor proveniente das diferentes torrefações dos maltes (já que, historicamente, o lúpulo só começou a ser usado em grande quantidade na fabricação de cerveja depois da Idade Média). Mais uma receita pesquisada pelo Schola Militum para tornar a experiência do banquete tão imersiva quanto possível para os convidados.


E também, como não poderia deixar de ser num banquete medieval, haverá artistas para entreter os convidados durante a refeição:

- Nayane Teixeira e sua viela de roda (instrumento medieval também conhecido pelo nome de hurdy gurdy);

- O duo Olam Ein Sof, com suas canções medievais que proporcionam grande imersão;

- Apresentação de dança do grupo Dracarys;

- E pela primeira vez no evento, a banda Taberna Folk, com seu repertório de música folclórica europeia.

O valor do convite individual para o Banquete é R$ 150,00 no primeiro lote, que vai até 15/julho, ou até acabarem os ingressos. Após essa data, caso haja um segundo lote, o valor do convite será de R$ 180,00, disponível no máximo até 05/agosto. Para adquirir um convite entre em contato com o Schola Militum pelo seguinte e-mail, com o título “CONVITE 2017”:

scholamilitum@gmail.com

Crianças até 12 anos pagam meia, e crianças até 4 anos não pagam.

No ano passado, o convite físico foi super bonito e veio até selado com cera! Imagino que podemos esperar o mesmo cuidado e detalhismo dos organizadores este ano.



E lembrem-se: apenas o ingresso do banquete é cobrado. A entrada na feira, que acontece antes, é gratuita.

Página da feira e do banquete no facebook:



Nos vemos por lá!


Veja também aqui no Cena Medieval:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre este artigo